sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Família - O papel do homem


"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, (Efésios. 5: 25)"

Existem vários versículos na Bíblia Sagrada que ensinam aos homens como devem ser em todas as facetas de suas vidas: No trabalho, com sua esposa, com seus filhos, com seus pais, enfim, ensina o que significa ser homem de verdade, assim como ouvia em minha infância - "ser homem com "h" maiúsculo", no melhor sentido da frase, ou seja, Bíblicamente falando.

O homem que assume seu papel na família, e são poucos, assume grandes riscos em sua vida, o risco de ser chamado de machista, troglodita, ultrapassados, retrógrado e muitas outras coisas impublicáveis, por aqueles que não conhecem a Palavra de Deus, pois se a conhecessem saberiam que isso é algo maravilhoso de se ver, e de se viver.

Uma família com um homem que sabe o seu lugar, está menos fadada as turbulências comuns da pós-modernidade,

uma sociedade com homens que sabem o seu lugar estará mais estruturada para conquistar o bem comum com maior eficácia para todos, e

um país com homens que assumem, da forma correta, uma postura de pais e maridos conscientes, cresce e avança diante deste mundo decaído em que vivemos.

Todos tem a ganhar, desde a "célula-mater" da sociedade até o mundo inteiro.

Mas é claro que isso é uma utopia, pois, as forças do inferno não querem que isso aconteça. O inferno trabalha dia após dia para que os homens modernos sejam fracos, preguiçosos, covardes, acomodados, ausentes e cada vez mais parecido com as mulheres. Não ofendo as mulheres, apenas estou dizendo que homem tem que parecer com homem, e mulher com mulher...isso não é ofensa, é pura lógica.

Homens efeminados, não no sentido sexual da palavra, porque estaríamos falando de outra coisa, mas nos sentido emocional, estão se proliferando pelo mundo afora a custa de famílias desestruturadas e sem direção.

Existem homens que gostam de dizer que tem uma alma feminina, pois confundem ser o cavalheiro (educado, gentil, sensível, etc) com ser meio-mulher, ou seja, um homem perdido - um gato achando que é cachorro, um pássaro querendo ser um elefante - achando que deve ceder as pressões feministas para ser "um cara legal e sensível", não sabem o que devem fazer e assim ficam perdidos dentro de suas próprias casas assumindo ou um papel infantil do garotão (mais uma criança em meios aos seus próprios filhos), ou um zumbi apático "largado" diante da televisão e que procura se esconder da bagunça em que se encontra o seu lar.

A Palavra de Deus diz que o homem deve ser a cabeça da mulher ("Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo". Efésios. 5: 23), as feministas dizem "que se o homem é o cabeça a mulher é o pescoço". Parece engraçado, mas não é; na verdade é trágico, como muitas brincadeiras e piadas que vão aos poucos introjetando nas mentes de todos essas mentiras e que tenta destruir essa verdade que constrói lares felizes desde a criação do mundo.

O texto é tão claro, mas também tão deturpado. Um marido que ama a sua esposa, JAMAIS, se prevalecerá da condição de líder para sobrepujá-la. Ele a amará tanto que dará a sua própria vida por ela se for necessário, assim como fez Jesus por sua noiva que é a igreja.

A figura do homem é semelhante a de Cristo e se assim o for na prática, o seu lar será muito abençoado, pois ele temendo a Deus, entenderá a sua responsabilidade e não se ausentará do seu posto enquanto tiver fôlego de vida, saberá vigiar dioturnamente as investidas do inimigo de nossas almas e prestará a atenção naquilo que sua esposa/filhos estão vendo, ouvindo e lendo. Enfim, não "dormirá no ponto."

Por que os homens de hoje em dia estão perdendo a batalha?

Por que os OMENS de hoje estão formando filhos preguiçosos, egoístas, hedonistas e  principalmente sem o temor a Deus, que conduz a todos pelo ÚNICO caminho que leva o ser humano à salvação, primeiro de sua alma e depois do restante que nos faz humanos: Sua família, seu emprego, seu circulo de amizades, sua igreja, sua comunidade, seu país e o mundo.

Homens! sem o temor ao Senhor seremos sempre meninos perdidos e com medo de tudo, até mesmo de assumirmos nossa posição de líderes amorosos dentro de nosso próprio lar.

Que possamos ser homens com H em todas as facetas de nossas vidas.


Autor: Tom Alvim.
Imagem: Stock.xchng


4 comentários:

  1. Querendo ou não na família existe uma hierarquia, mas infelizmente nossa sociedade prefere não querer ver dessa forma porque é mais comodo passar a responsabilidade de governar uma casa para outro, assim vemos nossas famílias completamente desajustadas. Deus sabe o que faz, por isso o homem é a cabeça da família como Cristo é o cabeça da igreja e da mesma forma que Cristo se entregou pela humanidade o homem tem que amar sua mulher e família e saber governa-la. Sua mana Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dê, sempre vc por aqui comentando os textos né! Obrigado por dispensar um pouquinho do seu tempo para isso e obrigado também por complementá-lo com suas ponderações. Te amo!

      Excluir
  2. Olá, Tom! Minhas férias acabaram rsrsrs. Gostei muito do texto. Você sabia que aquele verso de Efésios 6:4 é para o pai e não para a mãe? Eu não sabia, descobri por estes dias (veja no grego). A responsabilidade na educação dos filhos não é da mãe, mas do pai! Isto é muito sério. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fábio! Que bom te ver por aqui. Obrigado pelo texto complementar...Efésios 6:4 é uma das provas que o pai tem muita responsabilidade na criação dos filhos, pois como sacerdotes de nossa família..."mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.Efésios 6:4", devemos ensiná-los sobre Deus na prática e na teoria, de acordo com a idade deles...um abração irmano.

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários de cunho ofensivo, racistas, desprovido de coerência ou outros semelhantes a estes. Obrigado por seu interesse e volte sempre a este blog. Seu comentário é muito importante.